Vulnerabilidade de Avril Lavigne em ‘Head Above Water’ entusiasma um elo de empatia por sua jornada

0
52

Um intervalo de tempo de cinco anos entre o último lançamento e ‘Head Above Water’ simboliza a volta de Avril Lavigne para o cenário musical da atualidade. O reaparecimento após uma longa pausa pode ser aproveitado como melhor forma de marketing e criação de concepções, mas o conceito escolhido por Avril foi sua vulnerabilidade, criando uma identificação única com o público que está voltando, ou começando, a escutá-la, e marcando as paradas musicais com honestidade.

‘Head Above Water’ possui a difícil missão de representar as dificuldades que a cantora encontrou durante a luta contra a doença Lyme, e conseguiu completar a tarefa com uma identificação única. As notas introdutórias criam a ideia do início da composição da faixa, que poderia ter sido uma balada muito mais calma. O som do piano adicionado ao do violão transforma os versos em uma constante expectativa para o refrão – que possui batidas pesadas de bateria para ilustrar a fé da cantora em sua jornada pessoal.

Leia também: Ariana Grande exala positividade em Sweetener e leva o amor como o conceito da era tão doce quanto sua voz

Os visuais criam o contraste presente na letra da canção entre a urgência pelo êxito em ultrapassar seus obstáculos e a suavidade de uma Avril Lavigne que já venceu suas batalhas. Mas por mais angelicais que pareçam, as imagens da cantora em um vestido branco, com um olhar sereno, em meio a rochedos e um oceano, a força adquirida através dessas mesmas batalhas lutadas se torna a protagonista, e pode ser encontrada se o clipe for apreciado da maneira devida, em conjunto com a composição.

Por mais que a doença de Lyme seja rara, a vulnerabilidade da cantora nos versos de ‘Head Above Water’ entusiasma um elo de empatia por sua jornada, deixando com que sua arte exerça a função inspiradora de transformar o complexo conjunto de emoções em palavras de uma canção que pode ser compreendida por qualquer um que acessar a faixa. Avril Lavigne consegue traduzir o sentimento presente em sua literal luta pela vida em uma expressão artística acessível para aqueles que não conseguiriam compreender suas experiências com um simples diagnóstico.