Um Chá com UM44K: A dupla comentou a importância das composições autorais, planos futuros e revelou seu maior sonho

0
91

A música atual brasileira está, felizmente, em expansão. Os ritmos até então conhecidos estão sendo misturados com um pop, R&B e rap brasileiros que estão ganhando cada vez mais aceitação por parte do público – que deve realmente apoiar a arte de seu país, que não fica atrás da arte internacional. UM44K se encaixa no R&B brasileiro, que não tinha tanta representatividade assim. Luan Otten e Saulo Poncio são compositores natos e começaram de uma maneira diferenciada: colocando músicas autorais no YouTube, e não os famosos covers.

Descobertos na plataforma online, a dupla que leva o nome inspirado na passagem bíblica que diz que 144 mil almas foram escolhidas para louvar já possui mais de 25 milhões de visualizações no YouTube. Na primeira parte da entrevista, conversamos com eles sobre inspirações, composições, objetivos, fãs e o novo single, “4 da Manhã“.

Ao contrário da maioria dos artistas que começam na plataforma do YouTube, vocês não faziam covers e postavam apenas músicas autorais. Como surgiu essa decisão?
Percebemos que, quando escrevíamos as composições para outros artistas, nossas músicas eram muito bem aceitas. Aí pensamos: por que não lançarmos o nosso canal e ver a receptividade do público?! Começamos então a escrever ainda mais e a postar. Não poderíamos ter resultado melhor!

As composições de um artista normalmente retratam sentimentos e coisas pessoas de quem a escreveu. Para vocês, qual é a importância das suas músicas serem composições autorais?
Escrevemos com o coração e com os sentimentos que vivemos e sentimos. Achamos muito importante manter essa nossa essência e verdade. E nossas músicas refletem muito isso. As pessoas se identificam porque são sentimentos e situações muito comuns. Então, todos se identificam!

Além das suas próprias, vocês já compuseram músicas para alguns artistas da indústria – o que é muito interessante. Existe alguma composição que outro artista gravou ou está gravando e que vocês gostariam de ter mantido para a dupla?
Ter as nossas músicas cantadas por outros artistas é uma honra para a gente! Estamos felizes com o resultado que elas geraram e continuam gerando e isso foi um marco para o UM44K! Não temos esse sentimento não. Pensamos daqui para frente e vem muita coisa boa por aí.

Quais artistas, nacionais e internacionais, inspiram vocês? Existe algum feat. dos sonhos?
Podemos dizer que somos bem ecléticos e essa mistura nos ajuda na criação das nossas músicas. Criamos com uma pegada que mistura nossas influências e gostos musicais e um pouco de R&B. Curtimos rap tipo Charlie Brown Jr e O Rappa e também referências internacionais, como Justin Bieber, Drake, Rihanna, por exemplo. Nosso sonho é cantar com o Roberto Carlos! Quem sabe um dia, não é?!

Vocês pediram para seus fãs decidirem qual seria o segundo single, certo? Como surgiu essa relação próxima com seus admiradores? Vocês acham que ela pode ajudar ao longo da carreira?
Nosso público sempre foi o nosso maior parceiro e incentivador. Não podíamos deixá-los de fora da escolha do nosso segundo clipe. Já esperávamos que ‘4 da manhã’ fosse a eleita, pela receptividade, interação e grande quantidade de views. Quando começamos a fazer shows, ‘4 da manhã’ era a mais pedida! Então, esse caminho foi natural. O trabalho só cresce junto com os fãs e isso será sempre pensado por nós.

Acredito que um fato interessante da dupla é que, mesmo após um contrato, vocês optaram por colocar uma música já lançada no YouTube como single. Como foi o processo de criação de “4 Da Manhã” e também o processo de mudança para virar um single?
O single ‘4 da manhã’ tem uma letra muito atual que fala de relações amorosas.  Afinal, quando bate a saudade, a gente liga de madrugada, não é mesmo?! Foi uma situação que vivemos e, pela resposta dos fãs sempre que a tocamos, já imaginávamos que ela seria escolhida para nosso segundo clipe!

Sabendo onde vocês estão agora, se pudessem voltar no passado, quando postaram o primeiro vídeo no YouTube, o que diriam para vocês mesmos?
Nosso objetivo é nunca deixar se perder a nossa essência e temos muito orgulho disso. Talvez uma frase que resumiria bem e nos manteria ainda mais no foco é: “Acreditem e façam acontecer”.

E os futuros planos? Quais são? Tem álbum e turnê vindo por aí?
Em breve, teremos um novo single e vamos lançar um EP, que vamos gravar com todas as nossas músicas do canal. Será num show acústico ao vivo.

Para finalizar, sem colocar prazos: Citem um grande objetivo da dupla.
Estamos trabalhando bastante e vamos lançar mais músicas este ano. Muita coisa boa está vindo! Mas, nosso maior sonho é, quem sabe um dia, cantar com o Roberto Carlos!


A segunda parte da entrevista será em vídeo, no canal do Chá das Onze! Enquanto ela não sai, já dá para assistir ao clipe e ouvir “4 da Manhã” no Spotify – que é realmente ótima, com uma produção singular e uma composição que pretende fazer o público se identificar, representando muito bem o novo R&B brasileiro.